domingo, 20 de outubro de 2013

#MOSTRASP - UMA DOBRA EM MEU COBERTOR

Não é incomum na Mostra de Cinema você se deparar com filmes de lugares nos quais você nunca imaginou que houvesse algum tipo de produção. Este filme é da Georgia, antigo estado da URSS. O diretor Zaza Rusadze constrói sua narrativa com planos muito bem trabalhados e fotografia cuidadosa.

Essencialmente, o filme pareceu-me transmitir uma abordagem sobre a solidão. O tédio que a vida pode se transformar quando as relações familiares e de amizade estão construídas em uma base frágil, em uma rotina que consegue isolar as pessoas, apesar de estarem sempre juntas. Já dizia um amigo meu que estar "junto" não necessariamente significa estar "unido", mas isso é outra história.

Dmitrij (pra variar o nome, afinal o cara é de origem russa) vive em um trabalho chato, com uma família chata e aparentemente sem grandes amizades. O seu grande prazer é escalar rochas e diga-se de passagem sozinho. Quando reencontra um camarada da época de criança, incentiva-o a praticar o esporte, sutilmente é como se Dmitrij estivesse querendo reatar uma ligação de amizade uma vez perdida.

Circundando este protagonista, outros casos de solidão se desenvolvem, como a tia com Alzheimer, o senhor viúvo e o casal prestes a entrar na velhice.

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Comente aqui se achou legal o post