domingo, 20 de outubro de 2013

#MOSTRASP - SANTO FORTE

Eduardo Coutinho é uma referência no documentarismo. Suas técnicas estão presentes em muitos filmes de documento que assistimos, mas pessoalmente destaco a forma verdadeira da relação de Coutinho com os seus personagens. Ele deixa o entrevistado falar, promove a naturalidade como se a câmera ali não estivesse, resultando em um relato de fato verdadeiro transmitindo ao expectador não somente a entrevista, mas a certeza de que o que se fala e o que se vê é realmente verídico.

Neste filme, Coutinho explora a religiosidade e a espiritualidade das pessoas de uma comunidade pobre do Rio de Janeiro. O fio condutor para captar as histórias é a missa campal do Papa João Paulo II em sua segunda visita ao Brasil.

Aquele povo sofrido apresenta para as câmeras de Coutinho a sua relação com o Sagrado, porém, em algum grau percebe-se que esta relação é  encapada por uma necessidade de aceitação social, e isto se reflete nas diversas vezes em que se aparece a afirmação: "A minha religião é católica, mas eu tenho contato com o espiritismo" e leia-se espiritismo como religiões africanas.

Esta necessidade é reflexo de um modelo social excludente onde o preconceito permeia qualquer tipo de posicionamento, especialmente se você não for alguém de influência. Pense: Um cara é negro, mora na favela, pobre de posses e é umbandista. Via de regra ele não é muito bem visto. A única variável que de fato ele pode omitir externamente é a religião. E é ali que ele tenta se encaixar na sociedade corrente.



Nenhum comentário :

Postar um comentário

Comente aqui se achou legal o post