quinta-feira, 24 de outubro de 2013

#MOSTRASP - RIO ANO ZERO

Após uma indicação de um amigo que mora no Rio (Valeu Well!), fomos assistir a um documentário dirigido por uma cineasta francesa chamada Aude Chevalier que retrata o processo eleitoral para a prefeitura do município do Rio de Janeiro.


A coisa gira essencialmente sobre a campanha do Marcelo Freixo para a prefeitura, o que para os mais desavisados pode transparecer uma propaganda política lavada, mas observada sob um prisma do olhar estrangeiro sobre um processo político viciado, para não dizer falido, Rio Ano Zero mostra o seu valor histórico e documental.


Apresenta-se ali uma campanha política feita de forma alternativa, concorrendo com um oponente com alto investimento privado e dos meios de comunicação. O expectador não se pode deixar entrar no julgamento de programa de governo ou qualquer outro viés ideológico sob o peso de não fixar o olhar no que realmente o filme quer passar: Existe sim um modelo de campanha política no Brasil que favorece interesses privados em detrimento de uma concorrência leal entre modos e propostas políticas.

Sinto dizer que na minha humilde opinião, este filme não sairá em cartaz no Brasil, apesar de achar que deveria. Como disse o peso das denúncias contidas no documentário contra grandes estruturas privadas de poder e as milícias cariocas, prejudicam um lançamento comercial.

Alguns cariocas estavam na sessão. Não eram convidados simplesmente pagaram para ver o filme. Vendo e ouvindo os relatos de alguns entende-se o porque as manifestações ainda não se arrefeceram no Rio de Janeiro. E é através deste relato que pressuponho que o Rio de Janeiro em 2013 está vivendo o seu "Ano um".


Nenhum comentário :

Postar um comentário

Comente aqui se achou legal o post