quarta-feira, 30 de outubro de 2013

#MOSTRASP - EDUCAÇÃO SENTIMENTAL

O filme de Julio Bressane é difícil, mas belo. Através da relação de uma mulher quarentona com um jovem recém saído da adolescência, o diretor com um roteiro metafórico demonstra o que entende como um modelo no qual a nossa juventude deveria conviver com a nossa educação. Um relacionamento verdadeiro, de aprendizado, de liberdade e principalmente de aprendizado.

Julio Bressane falando sobre seu filme na sessão do Reserva Cultural
A estética de diálogo segue uma linha teatral, com frases bem construídas e diálogos mais extensos. As imagens fazem-se valer por dentro de uma casa embrenhada dentro da natureza, por vezes o som faz ouvir crianças como se estivessem em um momento de recreio da escola.

A protagonista Áurea (Josie Antello) faz o papel da professora que através de suas conversas com seu aluno (Bernardo Marinho) mostra-lhe a beleza das artes, e é por este meio que ela ensina mas também cativa o seu estudante. Um modelo de relação no qual o ensinar também significa seduzir o seu aprendiz.

Bressane trabalha esta metáfora através de uma relação forte entre homem e mulher, romântica, mas a intervenção da mãe do aluno na relação nos deixa claro qual o papel cada um dos personagens representa na trama.
Para mim, certamente estará entre os melhores filmes que assisti na Mostra deste ano.





Nenhum comentário :

Postar um comentário

Comente aqui se achou legal o post