domingo, 27 de outubro de 2013

#MOSTRASP - SETENTA

O filme conta a história de pessoas que foram presos políticos na ditadura militar brasileira e que foram banidos do país após o sequestro do Embaixador Suiço, onde foram a moeda de troca.
Documentário produzido pelo Canal Brasil, utiliza-se de uma abordagem clássica do documentarismo.

Pergunta em off e entrevistado na cadeira contando a sua trajetória. Além disso, o filme busca religar estas histórias e provocar o reencontro destas pessoas que há mais de 40 anos estavam sobrevivendo a uma ditadura militar.

O que me chamou a atenção foi uma opinião quase que comum entre todos os entrevistados: As organizações de resistência a ditadura estavam em uma luta inglória, seria muito difícil provocar qualquer tipo de abalo que pudesse de fato derrubar o modelo de governo. Por outro lado o que estes hoje senhores e senhoras tem a convicção que de foram jovens que tinham um sonho e um ideal de fato. O preço pago por estas posições políticas foi alto, alguns pagaram até com a vida, mas a história também tem acertos e hoje estes jovens de 68 são reconhecidos como modelo de juventude.

Recomendo o filme especialmente para black blocs. Ali vocês vão ver depoimentos de gente que tinha embasamento teórico para questionar um status quo, coisa que infelizmente parte dos jovens que hoje fazem passeata não tem. Pense nisso!





Nenhum comentário :

Postar um comentário

Comente aqui se achou legal o post