domingo, 29 de setembro de 2013

SOMBRAS DA NOITE E A ESTÉTICA DE TIM BURTON

Tim Burton é um daqueles diretores que aprendi a respeitar quando finalmente consegui entender que ele estava criando uma estética de cinema própria. Este é o tipo de característica que faz com que certos diretores não passem despercebidos pelo olho do espectador, sendo você um admirador ou um crítico feroz. 

Achei SOMBRAS DA NOITE (Dark Shadows - 2012) um filme melhor do que os últimos lançados por Burton, com humor sarcástico, forte presença da cultura pop americana, ambientação soturna e lógico: Johnny Depp e Helena Boham Carter.

Baseado em uma série americana que eu nunca tinha ouvido falar, o filme se passa ali pelos anos 70 em uma pequena cidade de pescadores. O Vampiro Barnabas (Johnny Depp) é libertado, acidentalmente, de seu sono de 200 anos. Barnabas quer se livrar da maldição de uma bruxa (Eva Green) que tinha por ele uma paixão arrebatadora, mas não correspondida. Assim, ele volta para seu antigo castelo, onde moram hoje os seus descendentes e de, certa forma, é através deles que ele vai buscar acabar com o feitiço que o domina.

Burton lança mão de elementos muito próximos de seu cinema com um personagem atormentado por uma maldição e que investe em (re)conquistar um grande amor. Este "corpo estranho" instala-se em uma família com problemas de relacionamento, onde cada um de seus integrantes parece orbitar por um espaço paralelo de suas vidas, na qual  os objetivos não necessariamente são coincidentes.

Surge também a figura da mocinha frágil arrebatada de paixão por um ser bizarro, que a conquista justamente por este comportamento fora de um padrão comportamental e visual de uma sociedade corrente.


Temos ainda tempo para uma pincelada em outro tema sempre presente. O desejo feminino de uma vida eterna, jovem e fútil, representada seja pela personagem de Helena Boham Carter, seja por Eva Green em sua bruxa bela e fatal, mas feita de porcelana e com um coração doente.

Digno de nota também são as aparições de ícones setentistas do horror. Com um show happining de Alice Cooper e Christopher Lee, uma referência vampiresca aparecendo como o chefe dos pescadores da cidade.

Uma direção de arte que sempre é muito bem feita, clima nublado,características físicas exageradas de alguns personagens nos reafirmam estar se tratando de Tim Burton. 

Sombras da Noite (Dark Shadows, 2012 / EUA)
Direção: Tim Burton
Roteiro: John August, Seth Grahame-Smith
Com: Johnny Depp, Michelle Pfeiffer, Helena Bonham Carter, Eva Green, Bella Heathcote, Chloë Grace Moretz, Gulliver McGrath
Duração: 113 min.



Nenhum comentário :

Postar um comentário

Comente aqui se achou legal o post