sábado, 21 de setembro de 2013

AS ESCOLHAS DE FLORES RARAS

O filme de Bruno Barreto protagonizado por Glória Pires e Miranda Otto baseado no livro “Flores Raras e Banalíssimas” de Carmem Oliveira tem em seu enredo algo que me chamou muita atenção: As escolhas.

Elisabeth Bishop está em crise criativa, pois seus poemas não estão inspirados o suficiente, por isso, ela escolhe fazer um retiro em um país distante com outra cultura e com pessoas diferentes. Opta assim por visitar uma grande amiga de faculdade no Rio de Janeiro.

Mary, a amiga do passado de Elisabeth, tem um relacionamento com Lota de Macedo Soares, famosa arquiteta brasileira. Elas recebem a estadunisense em um belo sítio em Petrópolis. Após algum tempo incomodada com o jeito mais frio da poetisa americana, Lota acaba apaixonada por ela e escolhe deixar Mary para ficar com a ilustre visitante.

Daí em diante, o filme segue nos mostrando as escolhas de pessoas que se relacionam e que por conta da necessidade de vida em comum, precisam optar por renuncias, imposições, posições políticas e constituir uma família.

Grandiosas e decisivas, pequenas e insignificantes, são as escolhas que juntas podem definir o nosso destino, como aconteceu com Lota, Elisabeth e Mary. A história do filme nos reforça esta rotina presente na vida, simplesmente a escolha.

Há ainda que se observar como é a reação de cada personagem quando está diante de uma destas escolhas. Lota é mais forte e decidida, faz suas escolhas e manipula os demais para que optem pelas suas. Mary conforta-se em escolher o que for melhor para Lota, mas sem deixar de lado seus próprios interesses, já Elisabeth faz suas escolhas sempre na busca de um processo de rompimento, de libertação, seja criativo ou amoroso.


Mesmo Bruno Barreto fez a sua escolha. Optou por fazer um filme que não que explorasse em demasiado uma relação lésbica, aliás, dentro da história este fato é quase que um detalhe; Daí que temos diante do expectador uma história de amor destas de cinema, com suas dúvidas, sofrimentos e doações. Simples assim.


Flores Raras* (Flores Raras, 2013 / Brasil)
Direção: Bruno Barreto
Roteiro: Matthew Chapman, Julie Sayres
Com: Glória Pires, Miranda Otto, Tracy Middendorf, Marcello Airoldi, Tânia Costa e Marcio Ehrlich
Duração: 118 min.

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Comente aqui se achou legal o post