quarta-feira, 6 de novembro de 2013

#MOSTRASP - BACZYNSKI

A Mostra de Cinema nos proporciona ter contato com personagens que muitas vezes desconhecemos. Este foi o meu caso ao assistir este filme que conta a história de um dos  - senão o maior - poetas da história da Polônia.

Baczynski viveu no período da 2a guerra mundial e destacou-se pelos seus textos ainda jovem. Lutou defendendo a liberdade do seu país participando de uma luta armada contra os nazistas, morreu também jovem em uma emboscada armada pelos Nazis.

O que chama a atenção no filme é um mix entre documentário e filme  biográfico. É uma estética interessante pois o espectador pode ter contato com uma história interpretada por atores e conhecer um pouco da obra do personagem através dos momentos documentais.

O início disso tudo se dá através de uma reunião anual de pessoas que são fãs de Baczynski. Em sua grande maioria são jovens. Esta reunião é uma espécie de sarau, onde os presentes são convidados a interpretar poesias de Baczynski de forma livre. E é através deste evento que o diretor conduz a história do poeta, desde a tenra idade.

O que me pareceu foi que Baczynski é como se fosse um Paulo Leminski polonês. Um cara que boa parte de seus leitores não conheceu, mas sua obra é tão vanguardista que chama a atenção dos jovens.




Nenhum comentário :

Postar um comentário

Comente aqui se achou legal o post