segunda-feira, 11 de abril de 2011

CINELOSOFIA - EXIBIÇÃO DO FILME JANELA INDISCRETA - 9.04.2011

O melhor de se discutir cinema é a ampla possibilidade de descobrir várias interpretações sobre um filme. A exibição de "Janela Indiscreta" trabalho do diretor Alfred Hitchcock no último sábado no projeto Cinelosofia é uma prova disso.

Via de regra nos apegamos ao que está mais evidente no filme que pode estar restrito a um bisbilhoteiro que por conta de sua temporária imobilidade passa o dia a observar o que ocorre na vizinhança. Entretanto, a discussão do sábado enviesou-se para outras esferas:

1 - Jeff não é só um bisbilhoteiro, mas é, sobretudo um repórter que quer desvendar um fato.
2 - Sua noiva se junta a ele na investigação muito mais por uma prova de amor e para demonstrar que não era somente uma patricinha apaixonada.
3 - Quem normalmente observa por curiosidade tende a ter medo de ser descoberto como tal, rejeitando a possibilidade de também estar sendo observado, por isso a relação entre o bisbilhotado e o bisbilhoteiro é de um eterno jogo de esconde, onde o segundo faz de tudo para continuar anônimo e não identificado.

O mestre Hitch também participa do filme
Ademais a análise entra em uma seara que vai desde a ética do personagem até o sentimento que temos de estar sendo vigiados por alguém durante boa parte de nossas vidas.

Em uma discussão mais sobre como o filme conversa com o próprio cinema, fica sempre a impressão de que Hitchcock nos convida a entrar no filme para outro filme, na sensação de que as janelas vigiadas por Jeff são como telas de cinema mudo e por vezes até falado, em uma sala onde várias histórias acontecem simultaneamente e nós somos os expectadores juntamente com o personagem principal.

Janela Indiscreta é sem dúvida uma referência na arte cinematográfica, um suspense no qual a trama lenta é capaz de lhe prender e o coloca como espectador de um filme dentro do filme.

Para os mais curiosos temos abaixo como resultado do bate papo do Cinelosofia um mapa mental de como vimos as questões do Janela Indiscreta. Divirta-se e critique!




Nenhum comentário :

Postar um comentário

Comente aqui se achou legal o post