sábado, 14 de maio de 2011

HOMENS E DEUSES

Antes de falar sobre o filme "Homens e Deuses" gostaria de dizer, como católico que sou, que esta história real retrata bem o ideal dos caminhos da Igreja com o qual me identifico.

Confesso que até assistir a "Homens e Deuses" não tinha nenhum contato com o cinema de Xavier Beavouis e, neste primeiro contato agradou-me muito o tipo de narrativa que ele adota.

A história real que é contada por Beavouis refere-se a uma comunidade de monges que vive em uma periferia na Argélia em meio a população predominantemente muçulmana que sofre com os problemas sociais muito comuns ao nosso Brasilzão. Os monges missionários estão lá para prestar serviços médicos a população carente, mas após o início de conflitos religiosos estoura uma onda de violência que ameaça a permanência dos monges no local. Pressionados pelo governo, veem-se com dificuldades de continuar a viver a missão para o qual foram enviados e, principalmente, de poder cumprir a utopia da qual eles se prontificaram a seguir.

Por vezes o espectador pode se incomodar com o ritmo da história, que parece ser meio arrastado, mas que funciona muito bem para demonstrar a dinâmica da vida simples dos monges e da comunidade onde vivem.

A grande beleza do filme, além da bela fotografia e de planos muito bem feitos, é a de demonstrar os monges não como um grupo de super-heróis, obstinados a defender seu trabalho e cumprir a sua missão, mas como homens comuns que têm dúvidas, conflitos e medos, porém, com capacidade de entendimento e de conciliação.

Bom filme. Vale a pena tentar assistir no cinema este que foi o ganhador do Festival de Cannes 2011.


FICHA TÉCNICA
Diretor: Xavier Beauvois
Elenco: Lambert Wilson, Michael Lonsdale, Olivier Rabourdin, Philippe Laudenbach, Jacques Herlin
Produção: Pascal Caucheteux, Etienne Comar
Roteiro: Etienne Comar
Fotografia: Caroline Champetier
Duração: 122 min.
Ano: 2010
País: França
Gênero: Drama
Cor: Colorido
Distribuidora: Imovision
Estúdio: Why Not Productions / France 3 Cinéma / France Télévision / Canal+ / Cinémage 4 / Armada Films / CinéCinéma / Centre National de la Cinématographie / Cofinova 6 / Soficinéma 6
Classificação: 12 anos

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Comente aqui se achou legal o post